terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ilusões de ótica

Sem nada para fazer, resolvi pesquisar um pouco sobre ilusões de ótica, uma das coisas que mais me fascina. Gosto muito de tentar decifrar as imagens escondidas, curtir os efeitos que elas causam em nós quando visualizadas. Muitas delas fazem aparecer coisas que nem existem na imagem, outras parecem se movimentar mesmo sendo apenas figuras. Uma explicação para isso é que "nem sempre o que você vê é o que você pensa que é". Você pode ver uma coisa mas seu cérebro de induz a ver outra de modo que causa a ilusão de ótica. Agora chega de teoria e vamos para a prática! Aqui estão algumas imagens que irão causar em você vários tipos de ilusão!


Nessa primeira imagem terá a impressão de que as linhas horizontais estão todas tortas, mas isso é apenas uma ilusão, todas são paralelas. Isso é causado pela posição dos blocos pretos e brancos que dão a imagem uma impressão de que as tiras se fecham de um lado, enquanto do outro elas se alargam.



Essa segunda imagem é uma figura com um ponto preto ao centro com uma sombra preta ao seu redor. Se se concentrar e olhar fixamente no ponto preto, a sombra irá sumir lentamente até parecer que a imagem possui apenas um ponto preto. Pura ilusão de ótica!




Essa terceira imagem é sensacional! Apenas por passar o olho nela já se percebe o movimento dos círculos, mesmo eles estando parados! Tente fixar a visão em apenas um deles e você verá que apenas os outros giram. A cada círculo que fixe a visão, o mesmo irá parar de girar deixando apenas os outros.



Essa imagem também é muito interessante. No começo parece uma assustadora caveira, mas se observar bem irá ver que essa imagem não passa de uma casal brindando!



Parece que é uma espiral, não é? Mas observe bem, isso não passa de círculos de vários tamanhos!



Essa é a mais maneira de todas que postei. No começo uma figura simples, sem graça, mas, se fixar a visão no ponto preto bem no centro da imagem e movimentar a sua cabeça para frente e para trás, verá que os círculos começam a se movimentar em direções contrárias, de acordo com o movimento que se faz!



Esse é um quadrado perfeito. difícil de acreditar né?



Essa última imagem é a mais complicada de todas. Todos vêem um homem com o cabelo de planta, eu acho. Para alguns será fácil perceber a outra imagem escondida, mas para outros isso levará algum tempinho. Olhe bem a imagem e tenha um pouco de paciência. Quando enfim conseguir, verá um casal se beijando em baixo de um arco de plantas!

Bom, caso seja um devorador de ilusões de ótica, procure mais figuras na internet, pois existem milhares esperando por você, se não é:

Até mais... 

Um comentário: